Alcoa elabora seu inventário de emissões pelas abordagens de controle operacional e participação societária

08/12/2011
COMPARTILHE

A Alcoa  possui uma estrutura de processos relativamente complexa no Brasil, controlando totalmente as operações de nove unidades e tendo participação societária em outras sete.

Apesar disso, a empresa elabora seu inventário por meio da Opção 1 das diretrizes do Programa Brasileiro, consolidando os dados pelas abordagens de controle operacional e participação societária. Para chegar a estes resultados de uma forma coerente foi necessário um mapeamento estruturado dos processos da empresa, treinamentos e comprometimento das partes envolvidas.

Os diferentes resultados têm igual importância, porém utilidades diferentes para a empresa. Os resultados por controle operacional representam um guia para a gestão de emissões visando a economia de baixo carbono, enquanto os resultados por participação societária comunicam claramente a responsabilidade da empresa e de seus stakeholders pelas emissões, tornando o inventário ainda mais transparente e coerente.

Para a Alcoa, a opção de reportar também por participação societária levou à multiplicação da prática de elaboração de inventário e do exercício de análise das oportunidades de redução de emissões de GEE. Hoje há poucas unidades em que a empresa tenha alguma participação societária que não monitoram suas emissões. Nestas já existem um compromisso e ações em andamento para a elaboração de seus próprios inventários em 2010

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.