CESP cria Grupo Carbono para garantir a relevância e integralidade do inventário de GEE

08/12/2011
COMPARTILHE

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) é uma empresa de geração de energia hidrelétrica de baixa emissão direta de GEE. Por este motivo buscou em seus inventários a contabilização do máximo de emissões indiretas (Escopo 3) possível.

Para possibilitar uma coleta de dados uniforme nas diversas áreas da empresa e respectivos fornecedores foram criados em 2007 o Programa de Mudança Climática e Sequestro de Carbono e o Grupo Carbono. Ao todo, 35 profissionais das diversas unidades de Produção de Energia Elétrica e dos departamentos de Engenharia, Jurídico, Patrimônio, Financeiro e Escritórios Descentralizados foram selecionados com o objetivo de caracterizar e acompanhar as emissões e o atendimento das metas do plano de redução de GEE.

Para gerenciar e contabilizar em detalhes as emissões dos escopos, a solução foi desenvolver um software de apoio, com planilhas para registrar cada emissão com consulta, pela intranet, de todas as áreas da empresa. Além disso, foi criada para os prestadores de serviços uma cláusula contratual que exige o fornecimento da intensidade de carbono dos produtos e serviços contratados.

O envolvimento de todos os departamentos e fornecedores da empresa possibilitou obter um resultado coerente com os princípios de relevância e integralidade do Programa Brasileiro GHG Protocol.