CNEC WorleyParsons contabiliza emissões no transporte de funcionários de casa para o trabalho

08/12/2011
COMPARTILHE

Empresas prestadoras de serviços são caracterizadas por não apresentarem grandes fontes de emissões diretas. A maioria das suas emissões são indiretas, concentrando-se no Escopo 3 (emissões indiretas), principalmente decorrentes do deslocamento de seus colaboradores. No entanto, poucas são as empresas que conseguem contabilizar estas emissões pela dificuldade na coleta de dados descentralizados e não controlados.

Por estes motivos, a contabilização destas emissões do Escopo 3 é opcional segundo metodologia do Programa, porém recomendada como boa prática de transparência. Pensando nesta questão, a CNEC WorleyParsons Engenharia S.A. desenvolveu uma metodologia para quantificação das emissões de GEE provenientes do deslocamento de seus funcionários de casa ao trabalho. Essa fonte de emissão correspondeu a cerca de 32% do total no seu Inventário 2008.

A quantificação foi baseada em pesquisa, cujo formulário solicita ao funcionário o preenchimento de informações sobre meio de transporte, tipo de combustível e endereço. Mais de 37% dos funcionários da empresa colaboraram com a pesquisa, permitindo uma confiabilidade de 92% a 98%. A segunda parte do levantamento consistiu na identificação das distâncias dos trajetos e na seleção dos fatores de emissões associados.

A metodologia desenvolvida constatou que o transporte de funcionários correspondia à maior fonte de emissão da CNEC WorleyParsons, comprovando a importância desta fonte de Escopo 3 para a elaboração de inventários coerentes no setor de serviços.

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.