Consulta pública - Nota técnica sobre Contabilização de emissões de escopo 2

18/10/2017
COMPARTILHE

Como resultado das discussões do Grupo de Trabalho sobre contabilização de emissões de escopo 2, conduzido durante o ciclo 2017, a equipe do Programa Brasileiro GHG Protocol elaborou uma nota técnica contendo Recomendações para a contabilização de emissões de escopo 2 em inventários corporativos de gases de efeito estufa no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Convidamos todos a participar do processo de consulta pública sobre o conteúdo desta nota técnica, enviando comentários, dúvidas e sugestões exclusivamente através do e-mail ghg@fgv.br, indicando a página/linha do documento ao qual se referem.

O período para recebimento de contribuições se encerrará em 15 de novembro de 2017 e, em seguida, a versão final da nota técnica deve estar disponível na seção de “Métodos” do site do Programa Brasileiro GHG Protocol.

A partir da data de sua publicação, esta nota técnica substituirá as orientações sobre relato de escopo 2 contidas nas Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol – 2ª edição, passando a consolidar todas as recomendações do PBGHGP para relato de tais informações para o ciclo 2018 e posteriores.

Relato de escopo 2 no ciclo 2018 do PBGHGP

Lembramos a todos que durante o ciclo 2018 (publicação dos inventários de 2017) já estará em vigor a possibilidade de relato das emissões de escopo 2 seguindo a abordagem baseada na localização (relato obrigatório) e, também, a abordagem baseada na escolha de compra de energia (relato adicional e opcional).

Para as organizações inventariantes que não desejarem realizar o relato segundo a abordagem baseada na escolha de compra, não haverá nenhuma mudança em relação aos anos anteriores. Todas continuarão relatando suas emissões utilizando unicamente a abordagem baseada na localização (que estima as emissões de escopo 2 a partir do fator de emissão médio do grid de energia em que está conectada).

Aos que quiserem recordar as discussões conduzidas no âmbito do grupo de trabalho, recomendamos rever o vídeo de nosso webinar, realizado em maio de 2017.

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.