Especificações de Verificação

04/10/2017
COMPARTILHE

Os inventários de emissões de GEE publicados no Registro Público de Emissões são autodeclarados pelas empresas, reforçando a transparência de um processo voluntário. Mas os dados do inventário podem ser verificados por uma terceira parte independente, agregando mais credibilidade e qualidade no processo de mensuração e relato das emissões de GEE.

O objetivo principal da verificação por terceira parte é assegurar a credibilidade do inventário de GEE de uma organização. Para estabelecer as diretrizes do processo de verificação, o Programa Brasileiro GHG Protocol lançou em agosto de 2011, em conjunto com o World Resources Institute (WRI), as Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol (EV).

O documento passou por um longo processo de construção que teve workshops com as verificadoras, pesquisa realizada com as empresas Fundadoras do Programa e diversos revisores: Japan Accreditation Board, The Climate Registry (TCR), American National Standards Institute (ANSI) e GVces. O documento passou também por um período de consulta pública (abril/2011).

Uso das Especificações de Verificação

Durante os anos de 2012 e 2013 as Especificações de Verificação (versão 2011) passaram por um período de testes, sendo seu uso recomendado. A partir dos inventários de 2014, com os primeiros Organismos de Verificação acreditados, o uso das Especificações e também do modelo de Declaração do Programa Brasileiro GHG Protocol passou a ser de uso obrigatório. 

Para garantir que o documento esteja de acordo com as necessidades tanto dos organismos verificadores quanto das empresas, a equipe do Programa recebe comentários sobre as EV e sugestões de melhoria no documento e outros comentários. Escreva-nos: ghgprotocolbrasil@fgv.br.

Vantagens de realizar a verificação

Para a empresa:

  • Identificação de oportunidades de melhoria nos processos internos
  • Redução significativa dos erros: maior precisão no cálculo das emissões
  • Dados mais confiáveis, conferindo maior confiança na tomada de decisão
  • Estabelecimento de processos de coleta de dados

Para o público (stakeholders):

  • Reconhecimento das empresas a partir da qualificação com o selo ouro
  • Maior credibilidade nos resultados publicados
  • Informações padronizadas e garantia de haver sido realizado um procedimento pré-estabelecido

Acreditação

O processo de acreditação para tornar-se um Organismo Verificador apto a verificar inventários de GEE no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol é baseado nas Especificações de Verificação do Programa e também na norma ABNT NBR ISO 14065. A acreditação é realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), parceiro do Programa Brasileiro. 

É possível consultar aqui sobre os Organismos Verificadores acreditados pelo Inmetro.

Baixe aqui

Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol

Apêndice 1: Declaração de Verificação

Política de qualificação dos inventários

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.