Dezoito empresas brasileiras fazem inventários de emissão de gases estufa

Teve início em 15/4, na sede da FGV, em São Paulo, o treinamento de 18 novas empresas brasileiras que passaram a integrar a segunda etapa do Programa Brasileiro GHG Protocol. A capacitação tem como objetivo torná-las aptas a fazer a gestão de suas emissões de gases do efeito estufa (GEE). O primeiro passo foi a elaboração dos inventários de GEE. Eles são o instrumento fundamental para saber quais os setores da empresa que mais emitem os gases poluidores e como eles podem ser reduzidos. Com as novas adesões, o Programa Brasileiro GHG Protocol passa a reunir 45 empresas que estão na vanguarda da economia nacional preocupada com redução do aquecimento global.

Em dois anos de existência, o programa já publicou oficialmente 23 inventários de emissão de GEE. O primeiro grupo de empresas a integrar o programa responde por cerca de 4% das emissões brasileiras de GEE ocorridas em 2005. Ambev, Petrobras, Abril, Embraer, Boticário, Wal Mart, Sadia estão entre os que já trabalham com a metodologia do GHG Protocol para reduzir as emissões brasileiras.

Novos membros
Entre os novos membros estão: Oi; Souza Cruz, GOL (VRG Linhas Aéreas S.A. – Grupo GOL); Grupo Allegro; LWART Química; SGD Brasil Vidros Ltda; Plural Indústria Gráfica; Igaratiba; Sanepar; Givaudan,18 Lojas Americanas e outras. Elas serão capacitadas na metodologia desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

De acordo com o coordenador do programa no GVCes, Roberto Strumpf, a ideia é estabelecer uma cultura de inventários corporativos no país, por meio da transferência gratuita da metodologia e do know-how para o cálculo de emissões. “Essa iniciativa faz parte de um contexto mais amplo que é a incorporação do tema das mudanças climáticas nas políticas, estratégias e sistemas de gestão das empresas” afirma. Projetos semelhantes estão sendo conduzidos no México, Filipinas, China e Índia.

Fotos:

 

 

Compartilhar:


Mais Lidos | Recomendados