Programa Brasileiro GHG Protocol capacita empresas membro da EPC em inventários corporativos

19/03/2013
COMPARTILHE

Representantes de empresas receberam informações sobre mensuração, relato e verificação de emissões corporativas de GEE e sobre a ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol 

GVces, 19/03/2013
Bruno Toledo

A questão das mudanças climáticas impõe ao planeta alguns desafios que precisam ser enfrentados, o que por sua vez exige a participação efetiva de todos os setores da sociedade, especialmente a iniciativa privada. Os gestores empresariais se conscientizam cada vez mais da necessidade das organizações se engajarem no desafio climático, adaptando suas atividades, desenvolvendo novas tecnologias e novos processos de gestão e reconhecendo o seu impacto sobre o clima do planeta. Assim, o caminho para uma economia de baixo carbono pode ser uma oportunidade especial para inovar e para se adaptar aos novos cenários regulatórios, econômicos e ambientais que surgem neste começo de século. 
E o primeiro passo rumo a uma economia de baixo carbono está na elaboração de inventários corporativos de gases de efeito estufa (GEE). Ao mapear e contabilizar suas emissões, as empresas podem estabelecer metas e estratégias de redução, abrir novas oportunidades de negócios, atrair novos investimentos e alcançar a eficiência econômica, energética e operacional. Além desses ganhos estratégicos, ao divulgar seus resultados as empresas também podem obter ganhos intangíveis, como a transparência corporativa com seus stakeholders e a valorização da sua marca perante o público.

Nesse sentido, a Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) e o Programa Brasileiro GHG Protocol promoveram entre os dias 12 e 14 de março uma capacitação das empresas membro da EPC na elaboração de inventários corporativos de GEE e no uso da ferramenta GHG Protocol, a metodologia de contabilização de GEE mais utilizada mundialmente por empresas e governos. Participaram da capacitação representantes de 11 empresas diferentes, entre novos membros da EPC e antigos membros, que aproveitam a oportunidade para reciclar o conhecimento e capacitar novos colaboradores, ampliando assim o conhecimento interno da organização no tema.
Durante o treinamento, os representantes das empresas puderam saber mais a respeito do problema climático atual, do contexto das negociações internacionais empreendidas neste tema e dos impactos (possíveis e/ou já existentes) das mudanças climáticas em todo o planeta. Também foram apresentadas às empresas as Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol  (metodologia), a ferramenta de cálculo do Programa e o sistema do Registro Público de Emissões . A partir da conscientização da seriedade do problema e da necessidade de confronta-lo, os participantes receberam orientações e informações sobre a elaboração de inventários corporativos, sobre verificação e gestão de emissões de GEE, sobre oportunidades de negócio a partir da contabilização do inventário, além de realizar diversas atividades de utilização e aplicação da ferramenta em diversos cenários de emissões corporativas de GEE. Após a capacitação, o próximo passo será elaborar o inventário de emissões de GEE do ano de 2012 e publicá-lo no Registro.

Fotos: Luiza Xavier (GVces)

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.