Siemens Eletroeletrônica cria o Green Team, agente motivador das práticas sustentáveis

08/12/2011
COMPARTILHE

Após o lançamento do Programa de Sustentabilidade do Grupo Siemens no Brasil em setembro de 2010, foi elaborada uma ação na fábrica com o objetivo inicial de realizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa com a orientação e participação no Programa Brasileiro GHG Protocol.

Dado o interesse crescente pelo tema, decidiu-se em janeiro de 2011 criar o Grupo de Sustentabilidade em Manaus, chamado de Green Team, que passou a abranger outros objetivos. A missão do Green Team é a seguinte: “Utilização ao máximo do portfólio verde da Siemens, desenvolvimento de competências técnicas relacionadas à sustentabilidade e o engajamento dos colaboradores para que pratiquem ações sustentáveis”.

O grupo, coordenado em Manaus pelo gerente de controladoria, começou com 5 colaboradores e atingiu em maio o número de 28 participantes das diversas áreas e funções da empresa, entre eles:  gerente de produção, supervisor de logística, comprador, engenheiros de processo, gerente e analista de qualidade, assistente administrativo, montadores, analista de controladoria e assistente social.
As áreas de atuação do Green Team são:
 
a. Inventário de emissões de gases de efeito estufa: Com a adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol, a Siemens Eletroeletrônica passa a fazer parte de um grupo de empresas que tem como objetivo ser transparente em suas emissões gases de efeito estufa.

b. Transformar a fábrica em um show-room de produtos ecoeficientes fabricados pelo Grupo Siemens: Já foram adquiridos serviços de consultoria da Chemtech, sensores de presença da Iriel, e consultoria e medidores de energia da Divisão Building Technologies. Estão sendo avaliada a aquisição de módulos fotovoltaicos da Divisão Industry Automation. Além de aquisição de produtos Siemens, a fábrica já instalou placas de iluminação prismática na área de expedição, reduzindo o consumo de energia ao utilizar a iluminação natural.

c. Engajamento dos colaboradores: Em abril de 2011 foi realizada a 1ª Semana da Sustentabilidade, a primeira já realizada no Grupo Siemens no Brasil, com os objetivos de disseminar o conceito de sustentabilidade e divulgar o programa de sustentabilidade da Siemens para os 800 colaboradores da empresa. Além desta semana, foi elaborado em março de 2011 o Calendário de Sustentabilidade, com atividades ambientais e sociais durante todo ano. 

Um indicador da efetividade do grupo é reconhecido no crescente número de ideias relacionadas ao tema sustentabilidade: mais de 70 já foram encaminhadas desde a criação do grupo, com um percentual de aprovação de 40%. Uma brochura sobre o Green Team foi elaborada e distribuída para todos os gestores de sustentabilidade da Siemens mundial, tornando o grupo de Manaus um benchmark interno. Além disso, o Green Team é finalista do Siemens Environmental Award 2011 na categoria “Management and Commitment”.

Os próximos passos serão definidos em um workshop com todo o grupo, definição de ações relacionada ao conceito de green logistics e discutir novas ações para o calendário de sustentabilidade para o ano fiscal 2011/2012 que começa em outubro/2012.

O Green Team é um agente motivador das práticas sustentáveis e executor de ações que contribuem para redução das emissões de gases de efeito estufa. O grupo está aberto a novos integrantes a qualquer tempo e, principalmente, sem distinções de hierarquia.

Disclaimer: A empresa atesta e se responsabiliza pela veracidade e rigor das informações relatadas. A Fundação Getulio Vargas se exime de quaisquer responsabilidades sobre as informações prestadas pela empresa. A publicação dos cases não implica em endosso ou aprovação das práticas da empresa pela Fundação Getulio Vargas.

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.